quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Serviço em garantia - parte 1

Na segunda-feira, pela manhã, deixei a X2 na assistência autorizada da Shineray em Salvador - Coroa Moto Peças - para verificar a causa do excesso de fumaça e de consumo de óleo. Como na terça-feira à tarde não haviam feito nada na moto, passei no dia seguinte (imaginando que estaria na mesma) e fui surpreendido com a informação de que não fariam mais o serviço e que a moto já estava programada para seguir para a oficina da Beijing Motos de Feira de Santana.

Passei, agora à tarde, na concessionária onde fiz a compra para conversar com o gerente, a fim de saber maiores detalhes sobre o problema e a proposta de solução. Ele disse que a moto seguiu para a oficina da Beijing Motos de Feira de Santana por ter pessoal mais qualificado e acesso mais fácil e rápido às peças que porventura venham a ser necessárias para o conserto, uma vez que lá funciona também como centro distribuidor de peças para as outras lojas. Segundo ele, coincidentemente, o gerente geral viajará a Pernambuco amanhã (sexta-feira, 17) e se comprometeu a trazer as peças que estiverem disponíveis na fábrica. Ele me tranquilizou dizendo que a garantia assumirá completamente o serviço e as peças a serem substituídas independentemente do diagnóstico da oficina, ou seja, descartou a possibilidade do argumento "mal uso" como forma de negar a garantia. A postura dele, em momento algum, pareceu com a de alguém que deseja se livrar de um problema, que deseja se esquivar de uma responsabilidade, mas a de alguém interessado em resolver o problema.

O diagnóstico descreve dano ao pistão e ao cilindro, além de uma ventoinha emperrada. O responsável pela Coroa Motos levantou a possibilidade de super-aquecimento, devido a apenas uma das ventoinhas estar funcionando. Acho improvável, pois em momento algum a moto ferveu. Salvo se foi enquanto estava na concessionária e algum funcionário forçou o motor a ponto de causar dano, só de maldade - algo que acredito ser pouco provável, também. Enquanto esteve comigo, não notei qualquer indício de aquecimento exagerado e, nas poucas vezes em que foi acionada, o funcionamento da ventoinha não durou mais que 10 segundos. Pelo o que escutei de gente mais experiente no assunto, a hipótese mais provável, é de haver oxidação na parte interna do cilindro (a crosta de ferrugem faz o papel de lixa) ou de ter entrado alguma impureza na câmara de combustão, através do filtro/carburador. Isso sem considerar defeito de fábrica de um dos componentes do conjunto de força do motor.

Agora, só me resta aguardar e torcer para não ter que vir peça da China.

P.S. Quem leu as outras postagens, sabe que eu "tomei uma vaca", no trilhão que participei no último domingo, e tive o paralama traseiro partido. Fiz uma cotação por e-mail na terça-feira e hoje, mesmo sem eu pedir, a peça já chegou. Não acreditei! Pensei até ser brincadeira da vendedora. Esse tipo de atitude e a postura do gerente é que, para mim, fazem a diferença. Por enquanto, o pessoal da Shineray está de parabéns.

Um comentário:

  1. Como é que a moto indo agora. Você já teve mais problemas?
    Estou pensando em comprar um. Mas estou preocupado quanto a concessionária está tão longe. Vai ser um impossível voltar e avançar, se ela continua quebrando. A parte que me disseram que eu posso pedir-lhes e eles vão enviar. Estou preocupado que não vai ter todas as peças.
    Eu quero colocar um kit 300cc e câmaras de http://www.xlitemoto.com/ e um carburador Mikuni VM 32. Qual é a sua opinião devo comprar esta moto? Entre em contato comigo brihamilton@gmail.com

    ResponderExcluir